fevereiro 16, 2018

POR QUESTÕES DE SAÚDE





Quem me conhece desde sempre, sabe quais os meus dramas e as minhas lutas contra o excesso de peso. 
Desde pequenina que sempre fui, digámos de passagem, uma bolinha. 
Contudo houve uma fase da minha vida em que isso deixou de ser uma realidade, e em que finalmente consegui chegar ao peso que tanto queria. Isto à uns 10 anos atrás. Mas foi só uma fase passageira, pois passados alguns anos, lá voltaram os quilos a mais, a aqui estou eu, hoje com os meus 77kg. 
Sim é verdade, 77kg. 
Sim eu sei, estamos a falar de excesso de peso, estamos a falar de de um IMC de 30.5, ao qual corresponde a Obesidade de Grau I. 
Eu não tinha a mínima noção da gravidade da situação. Sabia que não gostava do que via ao espelho. Sabia que para mim comprar roupa tornou-se um dilema, por causa da flacidez que ganhei na barriga após a gravidez.

No entanto estamos a falar de questões estéticas. Quando na realidade o que nos deve assustar não são as questões estéticas. É óbvio que devemos preocupar-nos com a nossa aparência, pois também é importante gostarmos daquilo que vemos ao espelho. Mas mais importante que a nossa aparência, é a preocupação que devemos ter com a nossa saúde. 
Eu não tinha noção da gravidade da situação. Apenas via que os números da balança estavam altos, mas nunca tinha parado para fazer contas. Básicamente quando parei, assustei-me. 
Isto tudo para dizer o quê, eu bati no fundo, foi preciso fazerem-me um cálculo de IMC para eu bater com a cabeça na parede e dizer, basta. 
Foi preciso dizerem-me, "o que me assusta não é o teu peso, o que me assusta é a tua gordura visceral." A gordura visceral é a gordura que está acumulada à volta dos nossos órgãos e essa gordura pode a longo prazo trazer-nos sérios problemas de saúde.

Eu já tomei medidas para combater este meu problema. Sim porque estamos a falar de um problema. Sei que não vai ser fácil, sei que vai ser precisa muita força de vontade. Mas eu estou aqui para lutar. Eu sei que quando quero uma coisa luto até conseguir. E sei que com o apoio das pessoas que mais amo vou conseguir atingir os meus objetivos. 
Mais que uma questão de estética, é uma questão de saúde.